Compartilhe este texto

Vereador de Porto Alegre morre após mal súbito em prova de natação em Fortaleza

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

27/06/2022 8h03 — em
Variedades



RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Mauro Zacher (PDT), vereador de Porto Alegre, morreu na manhã deste domingo (26) após um mal súbito em uma prova de natação em mar aberto em Fortaleza, no Ceará.

O vereador, que tinha 46 anos, chegou a ser socorrido e levado a uma UPA (Unidade Pronto Atendimento) na Praia do Futuro. Apesar das tentativas de reanimação, Zacher não resistiu.

Zacher cumpria seu quinto mandato na Câmara de Porto Alegre. O vereador deixa a esposa, Anete, os filhos, Léo e Martina, a mãe, Sandra, e os irmãos Flávio e Jésica.

Ainda não há informações sobre o local do velório.

Mauro Zacher era economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, e reeleito em 2008, 2012, 2016 e 2020. Também atuou como secretário da Juventude e secretário de Obras e Viação. Em 2012, presidiu a Câmara Municipal de Porto Alegre.

A morte repentina do vereador provocou comoção entre colegas do PDT e amigos. Nas redes sociais, eles publicaram mensagens em solidariedade à família.

Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre, decretou luto oficial de três dias na cidade. Em publicação em homenagem a Zacher, ele disse estar em choque e lamentou a perda prematura do político.

"A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família. Em respeito à sua memória e contribuições a Porto Alegre, será decretado luto oficial", escreveu Melo.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse estar "profundamente chocado". "Minha solidariedade e conforto a sua família. Que Jesus Cristo o receba com muita luz. Siga em paz que vamos continuar sua luta", escreveu em uma rede social.

Pompeo de Mattos, presidente estadual do PDT no Rio Grande do Sul, também prestou condolências. "É uma perda lastimável, sobretudo por se tratar de alguém tão jovem, promissor e cheio de vida. Seu nome ficará na nossa memória e na história do PDT", disse.

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), também se manifestou. "Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas. Que Deus conforte a todos nesse momento difícil."

Vieira da Cunha (PDT), pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, ressaltou a competência de Zacher e disse que perdeu um grande amigo

"Líder estudantil, brizolista, atuante vereador de POA, parte cedo demais. O PDT perde um dos seus mais qualificados quadros. Jovem, estudioso, preparado, tinha um grande futuro pela frente. Perco um grande amigo."

Ciro Gomes (PDT), pré-candidato à Presidência, lembrou o último encontro que teve com Zacher, que definiu como "combativo e muito atuante".

"Estive com ele no início deste mês, quando me concedeu a honra do título de cidadão de Porto Alegre. Lamento muito esta perda. Meus sentimentos a toda sua família nas pessoas de sua esposa Anete e seu irmão, meu amigo, Flávio Zacher. Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do meu amigo e companheiro Mauro Zacher."

Maria do Rosário (PT), deputada estadual, destacou a contribuição de Zacher à democracia. "Minha solidariedade e conforto aos familiares e amigos do vereador Mauro Zacher, que parte muito jovem. Deixa legado de trabalho pela democracia."



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades