Uberlândia encontra variantes britânica e de Manaus e secretário diz temer falta de oxigênio

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

05/03/2021 18h05 — em Variedades

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O secretário de Saúde de Uberlândia (MG), Gladstone Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (5) que foram encontradas as cepas britânica e de Manaus do novo coronavírus em pacientes da cidade.

O município tem mais de 180 doentes na fila por um leito de UTI e enfrenta uma escalada no número de casos.

Segundo o secretário, há preocupação com de falta de oxigênio na rede hospital e, por isso, a empresa White Martins foi procurada para dar “segurança de fornecimento” por que o tamanho da demanda é imprevisível.

“Não sabemos o tamanho do tsunami”, disse em conversa com a imprensa. Na quinta-feira (4), Jair Bolsonaro visitou a cidade.

Segundo Odelmo Leão (PP), prefeito do município, o presidente foi comunicado sobre três ofícios encaminhados ao Ministério da Saúde com solicitação de ajuda para a criação de mais leitos de UTI em um hospital federal de Uberlândia.

No início da semana, a pasta informou à reportagem que estava tomando providências, e já tinha recriado 20 leitos.

A descoberta foi feita por pesquisadores da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e e da USP (Universidade de São Paulo). ​

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades