Tempestade de poeira e chuvas atingem Centro-Oeste e assustam moradores

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/10/2021 18h02 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Uma tempestade de poeira e chuvas com ventanias atingiram estados da região Centro-Oeste neste final de semana. Neste domingo (24), o céu da cidade de Rondonópolis, no sul do Mato Grosso, ficou tomado por poeira. Nas redes sociais, usuários publicaram imagens da cidade.

Um dos internautas publicou um vídeo que mostra o céu tomado por massas de ar de cor marrom. Outro usuário afirmou que as cenas da tempestade assustaram moradores da cidade.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também publicou no Twitter imagens de chuvas fortes com granizo e ventanias nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, que fica na região Sul.

Segundo o instituto, no MS, as cidades atingidas foram Campo Grande, Iguatemi, Ponta Porã, Dourados e Bonito; já no Paraná, registraram chuvas as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina.

As chuvas que atingiram as cidades paranaenses foram fortes e causaram estragos em ao menos 939 casas, segundo a Defesa Civil. Hoje, de acordo com informações da Copel (Companhia Paranaense de Energia), 253,6 mil imóveis ainda estão sem energia. O vendaval foi registrado em ao menos 18 municípios do estado.

Há duas semanas, uma frente fria causou um temporal de areia que escureceu o céu de várias cidades do Mato Grosso do Sul. Em vídeos postados por moradores, o céu apareceu tomado por um tom escuro de marrom.

O interior de São Paulo também sofreu com fenômeno semelhante há pouco tempo. O Climatempo explicou, à época, que a frequência das tempestades de areia deve aumentar nos próximos anos por causa dos períodos de estiagem cada vez mais intensos no Sudeste e Centro-Oeste.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades