Compartilhe este texto

Tarcísio anuncia expansão do ensino técnico em escolas regulares

Por Folha de São Paulo

13/11/2025 11h28 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta quinta-feira (13) a expansão da oferta de ensino técnico nas escolas regulares de São Paulo. Em 2026, 2.212 unidades passam a oferecer cursos profissionalizantes —399 a mais do que neste ano.

A ampliação do ensino profissionalizante foi uma das principais promessas de campanha de Tarcísio. Ele prometeu chegar ao fim do mandato com metade das matrículas do ensino médio sendo ofertadas nessa modalidade.

Segundo a Secretaria de Educação, a expectativa é de que 231 mil alunos estejam matriculados em cursos técnicos em 2026. Um aumento de 85% em apenas um ano, já que neste ano são 124 mil matrículas.

Ou seja, o governador deve chegar ao fim do mandato, em 2026, longe da meta que havia estabelecido, já que a rede estadual paulista tem mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados no ensino médio.

Conforme mostrou a Folha de S.Paulo, para conseguir fazer uma rápida ampliação do modelo, a gestão apostou na oferta de cursos técnicos dentro da estrutura atual das escolas regulares. As aulas são presenciais e ministradas por profissionais, que não necessariamente sejam professores, mas atuam na área dos cursos.

Com esse novo formato, o governo rompeu com a política que era praticada há décadas no estado, com a concentração dos investimentos em educação técnica e profissionalizante no CPS (Centro Paula Souza).

A Secretaria de Educação anunciou também a oferta de mais dois novos cursos técnicos nesse modelo em 2026, o de meio ambiente e eletrônica.

Até este ano, eram ofertados nove cursos: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, logística, vendas e hospedagem.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades