SP abre drive-thru de vacinação no Morumbi e no Memorial da América Latina

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

01/03/2021 16h33 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A alta demanda pela vacina contra a Covid-19 levou a Prefeitura de São Paulo a abrir dois novos postos de drive-thru na capital paulista a partir desta terça-feira (2): o do estádio do Morumbi e no Memorial da América Latina, ambos na zona oeste da capital paulista.

Desde o último sábado, idosos acima de 80 anos estão enfrentando longas filas para poder se vacinar. No estádio do Pacaembu, a espera chegou a cinco horas no sábado (27). A situação levou a prefeitura a abrir, no domingo (28), um novo ponto de drive-thru no clube Hebraica, em Pinheiros (zona oeste de SP).

Com a abertura dos dois novos endereços nesta terça, sobe para oito o total de pontos de imunização na capital paulista em sistema de drive-thru fora dos serviços de saúde. São eles: estádio do Pacaembu (zona oeste); centro de exposições do Anhembi (zona norte); Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (zona leste); autódromo de Interlagos (zona sul); Neo-Química Arena (estádio do Corinthians), na zona leste; clube Hebraica, em Pinheiros, (zona oeste); estádio do Morumbi (zona oeste) e Memorial da América Latina (zona oeste).

Ainda segundo a prefeitura, a vacina está disponível em 468 UBS's (unidades básicas de saúde) do município. Em 80 dessas UBSs é possível receber o imunizante sem sair do carro.

Além das filas, os idosos que foram até a UBS Mooca 1, na zona leste, nesta segunda-feira (1º), enfrentaram demora para receber a vacina. Segundo constatou a reportagem do Agora, até o início da aplicação, às 9h58, mais de 100 pessoas aguardavam em duas filas, sendo uma do drive-thru, de carros, e outra com senhas, sob a marquise, para quem foi a pé.

Mesmo com a abertura da UBS programada para as 7h, só havia nesse horário vacina Coronavac, do Instituto Butantan, para quem tomaria a segunda dose. Para aqueles que receberiam a primeira dose, a vacina ofertada seria a da Oxford/Astrazeneca, da Fiocruz, que chegou à unidade apenas às 9h43.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), reforçou o pedido para que os idosos preencham o pré-cadastro disponível no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para evitar aglomerações.

Até as 17h do domingo, 716.712 pessoas haviam recebido as vacinas na capital, sendo 551.696 da primeira dose, e 165.016 a dose de reforço (segunda dose). Só no sábado, foram aplicadas 18.543 doses para a faixa etária entre 80 e 84 anos.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades