Compartilhe este texto

Sífilis em acompanhamento não impõe risco de agravamento de Covid-19

Por Folha de São Paulo

22/05/2020 16h08 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pacientes que fizeram tratamento contra sífilis e estão em fase de acompanhamento estão mais vulneráveis ao vírus? Isso se aplica também a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)?

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum que tem o ser humano como único hospedeiro. Sua transmissão é por meio da relação sexual desprotegida com uma pessoa portadora ou, no caso da sífilis congênita, transmitida para a criança durante a gestação.

A sífilis tem cura, e o tratamento é feito com o antibiótico penicilina, ofertado a toda a população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o infectologista Luiz D'Elia Zanella, do Hospital do Servidor Público Estadual, o tratamento e acompanhamento da sífilis devem ser seguidos normalmente, e não há maior risco de contágio pelo novo coronavírus por pacientes com sífilis.

"Não há nenhum relato de superposição de sífilis e Covid-19, mas, como a transmissão da sífilis é por relação sexual, e nesse momento de pandemia não é recomendado o contato íntimo com uma pessoa contaminada, a regra permanece a mesma, tanto para evitar infecções sexualmente transmissíveis como para a doença do novo coronavírus", finaliza.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades