Compartilhe este texto

São Paulo já aplica segunda dose da AstraZeneca com intervalo menor

Por Folha de São Paulo

27/10/2021 19h37 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que começa a valer nesta quarta-feira (27) a redução no intervalo de 12 para 8 semanas entre a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. A mudança foi anunciada na noite de terça (26) pela Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com a gestão Ricardo Nunes (MDB), a medida deverá atingir cerca de 200 mil pessoas a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose há 56 dias —adolescentes só podem ser imunizados com a vacina da Pfizer, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O número estimado é o mesmo de doses recebidas na última segunda (25) do imunizante produzido no Brasil pela Fiocruz, segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. "Com o estoque abastecido é possível seguir a redução do intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante da AstraZeneca", afirma, em nota.

No estado de São Paulo são cerca de 400 mil pessoas beneficiadas, de acordo com o governo João Doria (PSDB), e atinge, inclusive, os últimos grupos adultos que tomaram a primeira, ou seja, pessoas a partir de 18 anos que começaram a ser imunizadas em 14 de agosto passado.

A cidade de São Paulo enfrentou nos últimos dias falta de vacinas da AstraZeneca. Porém, quem não encontrar o imunizante pode ser vacinado com a da Pfizer. O site "De Olho na Fila" mostra quais vacinas os postos têm para segunda dose.

A capital segue com o esquema tradicional de vacinação para primeira e segunda doses, além da adicional para pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos seis meses, exceto grávidas e puérperas.

A dose adicional também permanece liberada para pessoas a a partir de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. Para esse grupo, com mais de 18 mil cidadãos, é preciso ter tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.

Guardas-civis municipais e sepultadores e servidores que trabalham na fiscalização também podem tomar a dose adicional, mas da Coronavac e também após seis meses da última imunização. Os demais grupos são vacinados com Pfizer.

O calendário ainda prevê a aplicação de segunda dose para adolescentes a partir de 12 anos. Somente 4% dos jovens (35,7 mil) que receberam a primeira dose (861.6 mil) haviam completado a imunização até às 13h desta terça.

Ao todo, foram aplicadas 19.819.658 doses de vacinas antiCovid, sendo 10.491.026 primeiras doses, 8.252.339 segundas doses, 327.376 doses únicas e 748.917 doses adicionais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades


06/05/2024

Correção