Saiba identificar 5 características de pessoas emocionalmente imaturas

Por Portal do Holanda

06/12/2021 15h44 — em Variedades

Imagem: Liminha Júnior

Manaus/AM - A maturidade é um tema complexo de se entender, uma vez que suas características acabam sendo assimiladas pelos indivíduos, que assumem, sem nenhum pudor, como características de sua personalidade e até procuram justificativas astrológicas para comportamentos socialmente inadequados.

Há quem diga que a maturidade está relacionada à idade e experiências de vida, mas a idade não é fator determinante, uma vez que é comum pessoas de meia idade que não desenvolvem posturas responsáveis necessárias à vida adulta.

Egocentrismo

Características de crianças mal educadas pelos pais, acontece que uma criança não consegue discernir seu espaço no mundo, por isso choram e fazem birra em locais públicos, sem saber que incomodam outras pessoas.

Em adultos isso pode ser observado em pessoas que ouvem músicas ou assistem vídeos usando alto-falantes dos aparelhos em ônibus, praças ou qualquer espaço público compartilhado, ignorando que nem todas as pessoas desejam ouvir as mesmas coisas que ela.

Não se comprometem

Como crianças que não conhecem limites, adultos imaturos não aprenderam a assumir compromissos. São pessoas imediatistas que não entenderam que para alcançar objetivos, é preciso se doar, pois querem tudo rapidamente em suas mãos.

Culpam outras pessoas pelos próprios erros

Adultos imaturos acham que alguém terá que responder por seus erros, que alguém deve cuidar da alimentação e decisões do dia a dia como manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. É comum que se esquivem das responsabilidades das próprias escolhas alegando fatores externos como doenças e condições "insuperáveis" por conta própria.

Dependência emocional

Pessoas imaturas se relacionam não apenas por afeto, mas por interesse, quando usam o relacionamento como muleta, delegando suas responsabilidades para o outro. Porém, seres humanos são autônomos e toda dependência de relacionamentos é nociva.

Desorganização financeira

Adultos que ainda têm mentalidade e emoções de crianças, ignoram responsabilidades como pensão alimentícia e se envolvem em dívidas intermináveis para satisfazer seus desejos imediatos. É comum ver um individuo imaturo comprando objetos que não são de primeira necessidade, como roupas ou vídeo-games, enquanto deixam faltar necessidades básicas em sua casa.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades