Início Variedades Receita Federal encontra mais de uma tonelada de cocaína no porto de Santos
Variedades

Receita Federal encontra mais de uma tonelada de cocaína no porto de Santos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Receita Federal apreendeu mais de uma tonelada de cocaína no porto de Santos, no litoral paulista, nesta terça-feira (8). A droga estava escondida em cargas de produtos que seriam transportados para o exterior. Segundo a Receita, diversas equipes do órgão participaram da apreensão.

A cocaína encontrada foi avaliada em US$ 50 milhões (cerca de R$ 250 milhões). Cães farejadores e imagens de escâneres foram utilizados na operação especial.

A primeira carga de cocaína encontrada estava no meio de 76 toneladas de levedura que iriam para o porto de Antuérpia, na Bélgica. Segundo a Receita, a drogada estava em três contêineres. Foram encontrados 393 kg de cocaína.

A segunda carga foi misturada a mais de mil toneladas de açúcar, em sacas de ráfia. Foram encontrados 612 kg de cocaína. O destino era o porto de Abdijã, na Costa do Marfim, com transbordo em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Entre 2016 e março de 2022, a Receita Federal apreendeu mais de 111 toneladas de cocaína no porto de Santos. Duas toneladas já foram apreendidas este ano.

No início de fevereiro, a Receita localizou 558 quilos de cocaína em uma carga de 151 toneladas de café acondicionada em sete contêineres.

Para chegar à droga, fiscais da Receita precisaram retirar 21,6 toneladas de café de um dos contêineres. O entorpecente seria transportado para a Alemanha.

Em setembro do ano passado, equipes da Polícia Federal apreenderam cerca de 155 quilos de cocaína escondidos em meio a um carregamento de açúcar no porto de Santos.

Os policiais tiveram de cavar por aproximadamente dez horas para encontrar a droga, que estava espalhada dentro da mercadoria, no interior de um navio graneleiro.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?