Compartilhe este texto

Quinta (21) pode ter chuva fraca de manhã em SP, e calor deve chegar a 31°C

Por Folha de São Paulo

21/08/2025 9h31 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma frente fria de fraca intensidade passa pelo estado de São Paulo nesta quinta-feira (21) rumo ao oceano e traz muita instabilidade, principalmente no período da manhã. Com isso, algumas regiões podem apresentar chuva de fraca a moderada intensidade.

De acordo com a Climatempo, cidades do centro-norte, oeste e leste paulista, incluindo regiões de Campinas, Sorocaba e a própria região metropolitana de São Paulo, podem receber chuva isolada durante a madrugada e o final da manhã, com o sol voltando aparecer forte ao longo do dia e a instabilidade diminuindo.

O resultado é o aumento progressivo da temperatura. O instituto prevê que a máxima pode atingir 31°C à tarde na capital paulista, enquanto a mínima chega a 17°C de manhã.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo indica ainda que a nebulosidade aumenta no fim da tarde, mas não há previsão de chuva, o que mantém agosto como o mês mais seco do ano.

Os dados históricos do CGE informam que o acumulado pluviométrico de agosto registrou até esta quarta (20) apenas 2,5 mm de chuva, o que representa 8,3% da média de 30,2 mm esperada para o mês.

Isso ocorre devido ao bloqueio atmosférico formado na área central do país devido a uma massa de ar seco que estacionou na região. Além do calor, esse fenômeno provoca redução dos percentuais de umidade do ar. E a combinação de tempo seco e temperaturas mais altas facilita a propagação de queimadas e aumenta a concentração dos poluentes nos grandes centros urbanos.

A Climatempo ainda prevê que algumas cidades do norte e noroeste paulista já podem contar com temperaturas acima de 35°C, como Araçatuba. Essas são as regiões com maior risco de incêndios, devido à baixa umidade do ar, com índices abaixo de 20% durante as horas mais quentes. O número é considerado estado de emergência pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os sintomas mais comuns relacionados à baixa umidade são ressecamento de mucosas que podem ocasionar complicações alérgicas e respiratórias, aumento de doenças respiratórias pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema, sangramento pelo nariz, espirros, tosse, dificuldade para respirar.

Pode ocorrer também o ressecamento da pele, irritação dos olhos, com vermelhidão, ardência, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.

À tarde, porém, municípios do oeste, sul e litoral sul paulista podem ter pancadas de chuva isoladas, em decorrência de algumas instabilidades que podem avançar do Paraná em direção ao estado.

Na sexta-feira (22), a previsão é de calor ainda mais forte no estado. Sem as instabilidades da frente fria, a temperatura apresenta rápida elevação, e os menores percentuais de umidade oscilam abaixo dos 30%. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17°C ao amanhecer, e a máxima de 33°C no meio da tarde.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades