Compartilhe este texto

Prefeitura de São Bernardo extingue Fundação Criança

Por Folha de São Paulo

25/11/2020 18h05 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo aprovou nesta quarta-feira (25) a extinção da Fundação Criança, autarquia criada em 1974 para implementar políticas públicas de acolhimento de menores de idade no município da Grande São Paulo.

Segundo a gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), desde 2016 a Fundação exigiu recursos da ordem de R$ 79,2 milhões dos cofres do município. Em nota, a administração afirma que a extinção não resultará em prejuízos aos menores carentes da cidade, mas sim em melhor eficiência na gestão. "Todas as crianças continuarão sendo assistidas em sua totalidade pelas unidades de acolhimento".

Além da Fundação Criança, a Câmara Municipal também aprovou nesta quarta-feira o encerramento da Empresa de Transporte Coletivo (ETC).

Segundo o ex-presidente da Fundação, Ariel de Castro Neves, advogado especialista em políticas de direitos humanos, a decisão foi equivocada. "A extinção da Fundação Criança de São Bernardo viola a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto da Juventude, que dispõem sobre a Prioridade Absoluta e a destinação privilegiada de recursos para programas de proteção, defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens", afirmou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades