PF diz que há indícios de 'ações coordenadas' em incêndios ambientais
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O diretor de meio ambiente da PF, Humberto Freire, afirmou, nesta sexta-feira (13), que há indícios de que houve ações coordenadas em casos de incêndios ambientais pelo país.
A PF utiliza imagens de satélite para descobrir o momento e o local onde os incêndios começaram, explicou Freire à Globonews. "Em alguns casos, a gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo, e isso já traz o indício de que pode ter acontecido ações coordenadas. Isso é um indício, isso é um ponto inicial da investigação, e a gente está explorando sim essas possibilidades".
No início de setembro, a PF informou que investigava 52 casos de incêndios florestais nos quais há suspeita de ação criminosa. O diretor de meio ambiente também disse que a corporação investiga quem são as pessoas ou grupos que financiariam essas ações.
Freire ressaltou que o contexto do crime ambiental pode aumentar a pena. "A gente sabe que muitas vezes o crime ambiental tem penas baixas e por isso que a gente busca investigar o contexto da prática do crime ambiental, quem está financiando, quem está coordenando as ações, quem está dando apoio logístico muitas vezes a esses crimes ambientais".
INCÊNDIOS ATINGEM 17 CIDADES DE SP
Dezessete cidades de São Paulo têm focos de incêndio ativos na tarde desta sexta-feira (13).
Oito dos municípios com focos de incêndio estão na região de Campinas. Eles são: Amparo; Brotas; Caconde; Campinas; Campo Limpo Paulista; Elias Fausto; Mococa e Lindóia.
Na Grande São Paulo, as queimadas atingem Francisco Morato e Mairiporã. Também há registros em Bananal; Cachoeira Paulista; Campos do Jordão; São José do Barreiro; Paulicéia; São Carlos; Cristais Paulista; Itirapuã; Ituverava; Morro Agudo e Pedregulho.
Afetado por onda de calor, estado de São Paulo está sob alerta do Inmet. O aviso abrange todos os municípios paulistas, exceto os do litoral, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A capital paulista terá temperaturas acima dos 30ºC pelo menos até sábado (14).
ASSUNTOS: Variedades