PF aprende 400 animais silvestres em Campinas; suspeita é de envio ilegal ao exterior
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A PF (Polícia Federal) aprendeu 400 animais silvestres, como aranhas, cobras e escorpiões, em operação realizada nesta sexta-feira (6) que investiga envio ilegal desses animais para a Europa. Os animais foram encontrados durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em Campinas, interior de São Paulo.
O criadouro clandestino ficava no Residencial Parque Novo Mundo. O suspeito também mantinha outros bichos para alimentar as espécies que ele criava.
Segundo a Polícia Federal, a investigação começou em outubro de 2023, quando uma encomenda com destino à Alemanha foi retirada no centro de distribuição dos Correios. Após análise, foi verificado que continha 73 aranhas.
"A exportação dos animais foi realizada sem a devida licença da autoridade ambiental competente e em condições degradantes aos animais, que foram acondicionados em uma caixa de papelão, distribuídos em pequenos fracos plásticos sem alimentos", afirmou a PF.
Entre os animais resgatados nessa sexta estavam aproximadamente 300 aranhas caranguejeiras, cobras e escorpiões. Eles estavam acondicionados em potes e caixas plásticas.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) acompanhou a operação e encaminhou os animais ao Instituto Butantan.
O investigado, de 46 anos, responderá pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença.
ASSUNTOS: Variedades