Início Variedades Ouro Preto retoma celebrações presenciais da Semana Santa com lava-pés e Procissão do Fogaréu
Variedades

Ouro Preto retoma celebrações presenciais da Semana Santa com lava-pés e Procissão do Fogaréu

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A tradicional cerimônia do lava-pés que representa Jesus na Última Ceia, na noite da Quinta-Feira Santa (14) atraiu centenas de fiéis à cidade histórica de Ouro Preto-MG. A celebração foi seguida pela procissão do fogaréu pelas ruas da cidade, num ritual que relembra a passagem bíblica da prisão de Cristo no Monte das Oliveiras.

De acordo com os organizadores, cerca de 60 homens e mulheres saíram da igreja de São Francisco de Assis, às 23h, vestidos com trajes pretos, usando capuzes e carregando tochas de fogo, numa alusão aos soldados romanos conhecidos como "farricocos", que prenderam Jesus na noite da Santa Ceia.

No percurso até a igreja de Nossa Senhora das Dores, tocam matracas (instrumento de madeira com um ferro curvilíneo acoplado) e são acompanhados pelos fiéis.

Segundo Filipe Lage, superintendente de comunicação da prefeitura de Ouro Preto, cerca de 800 pessoas acompanharam as cerimônias do lava-pés e a procissão, que marcam o retorno das celebrações presencias após dois anos de pandemia de Covid-19.

Em Ouro Preto, o rito do fogaréu deixou de ser realizado por mais de 100 anos. A tradição foi retomada em 2019, mas nos dois últimos anos foi apresentada virtualmente por causa das medidas de distanciamento para evitar a disseminação do coronavírus.

Neste ano, a volta dos eventos religiosos com público deu novo fôlego ao turismo na região. Em Ouro Preto são esperados em torno de 20 a 30 mil turistas durante a Semana Santa. Cerca de 90% dos hotéis estão totalmente ocupados, segundo Lage.

A programação prossegue até a noite de domingo (17), com as celebrações tradicionais da Sexta-Feira da Paixão (15), com via-sacra e caminhada a partir das primeiras horas da manhã, sermão das Sete Palavras do Divino Redentor na Cruz, cerimônia de Descida da Cruz e procissão do enterro. No Sábado de Aleluia (16), haverá a vigília pascal, com missas ao longo do dia e a celebração solene noturna nas igrejas. No domingo também estão programadas diversas cerimônias de Páscoa.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?