Compartilhe este texto

Onda de frio deve permanecer até o final da semana no centro-sul do país

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

18/05/2022 19h07 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As temperaturas baixas que atingiram boa parte do país nesta quarta-feira (18) devem permanecer até o final da semana em toda região centro-sul.

No decorrer desta quarta, ventos fortes devem atingir o leste e o litoral gaúcho, além do litoral sul de Santa Catarina, onde pode haver rajadas acima de 110 km/h. Ao final do dia, os ventos tendem a diminuir de intensidade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A ventania é por causa da passagem do tempestade subtropical Yakecan pelo Rio Grande do Sul, iniciada na noite de terça-feira (17).

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a tempestade que se formou na costa litorânea já passou, mas seus efeitos ainda serão sentidos. Até quinta-feira (19), locais entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro devem sentir os ventos, que, com o passar dos dias, devem ir perdendo força.

"A tendência é [os ventos fortes] persistirem nos próximos dias. No fim de semana, deve ter um aumento das temperaturas. Na sexta já terá, mas será mais sentido no sábado no período da tarde", explica Ramos.

Há também previsão de geada em algumas regiões nesta quarta, como o centro-norte do Paraná, em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, no Triângulo e no centro-sul de Minas Gerais, em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Na quinta-feira, Campos do Jordão (SP) deve registrar mínima de -1ºC e máxima de 11ºC, e Monte Verde (MG), de 0ºC e 11ºC, respectivamente.

Na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e Minas Gerais, a previsão é de geada moderada nesta quinta.

Na sexta-feira (20), a onda de frio permanecerá atingindo a região centro-sul do país.

Na capital paulista, a mínima será de 7°C e a máxima de 16°C. A expectativa é que a temperatura fique ainda mais baixa nos extremos da cidade, com possibilidade de geada nos pontos mais altos.

Para atender a população em situação de rua neste dias frios, o governo do estado de São Paulo disponibiliza as dependências da estação Pedro 2º, pertencente à linha 3-vermelha do Metrô, como espaço para passar as noites até esta sexta.

Essa determinação faz parte de uma ação nomeada Noites Solidárias. É a segunda vez que o governo paulista toma essa iniciativa. No ano passado, o local foi ocupado por cerca de 400 pessoas. Na ocasião, a abertura da estação atendeu a um pedido do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

Já a prefeitura da capital paulista prevê a instalação de tendas em dez diferentes locais da cidade de São Paulo, onde deve ocorrer a distribuição de sopas e cobertores. Além disso, a gestão municipal vai disponibilizar vagas de pernoite para a população em situação de rua.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades