Compartilhe este texto

Neve anima moradores em Santa Catarina e atrai turistas no meio da semana

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

17/05/2022 13h38 — em
Variedades



CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - A neve que caiu nesta terça-feira (17) em Santa Catarina, com a chegada de uma massa polar, criou euforia em moradores e turistas de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim, cidades acostumadas à queda de temperatura.

"A neve chegou ao centro agora. Está muito gelado, o sol aparece entre as nuvens, o vento muito frio e um pouco de neve, numa chuvinha bem fina", conta a aposentada Josete Oliveira, moradora há 34 anos de Urubici. "Tem que ficar do lado do fogão a lenha, se não a gente não aguenta".

Houve registro de neve nas quatro cidades, segundo o Epagri/Ciram (Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). O marco mais baixo coube a Bom Jardim, com -2°C. Em São Joaquim, os termômetros chegaram a 0°C, em Urupema, a 1,5°C, e em Urubici, a 1,7°C.

Apesar de acostumados às baixas temperaturas, os municípios comemoram a neve antecipada neste ano. "A última vez que nevou em maio foi em 2013. Não é raro, mas não é frequente", diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, da Climatempo. "O frio com neve forte e branquinha só deve ser registrado na sexta e no fim de semana. Em alguns lugares da serra pode chegar a -2°C e até -5°C", adianta Prado.

Ainda assim, a neve fraca que caiu nesta madrugada já atrai turistas para as cidades da região, que comemoram mais de 90% de ocupação em hotéis e pousadas, como em Urupema.

"O fluxo de turistas está intenso. Não esperávamos tanto assim por ser dia de semana, mas acredito que vamos segurar o fluxo mais uns dias. O fim de semana promete", comemora o secretário de Turismo de Urupema, Antenor Arruda.

O meteorologista Clovis Correa, do Epagri/Ciram, explica que a neve mais forte foi registrada nas cidades do Planalto Catarinense, próximo das serras. "Ainda pode continuar caindo até a madrugada de quinta", diz, lembrando que além da neve houve a chuva congelada.

Com ventos que podem chegar a 100 km/h, há ainda a chance da chamada geada negra. "O frio congela a água dentro das plantas e a expande, podendo matá-la", afirma .



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades