Compartilhe este texto

Mesa e obras de arte do Bar Balcão, em SP, entram em processo de tombamento

Por Folha de São Paulo

11/08/2025 16h15 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O órgão de preservação do patrimônio histórico da cidade de São Paulo definiu o tombamento de um móvel e obras de arte do Bar Balcão, que funciona há mais de 31 anos nos Jardins.

Resolução aprovada pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) na última segunda-feira (4) determinou a preservação do balcão sinuoso com 25 metros de comprimento, que ocupa o salão do bar.

O endereço tenta resistir à demolição para a construção de um empreendimento imobiliário desde 2023, quando foi criado um abaixo-assinado para a manutenção do ponto de encontro conhecido por reunir escritores e jornalistas.

A preservação também se estende a obras de arte que decoram o local, como a tela "Wallpaper with Blue Floor" (1992), de Roy Lichtenstein (1923-1997), e o quadro "Com o Coração Olhando para a Lua", do apresentador Jô Soares (1938-2022), que era frequentador do espaço.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades