Início Variedades Mercado em que laje desabou no PR foi inaugurado sem alvará, diz polícia
Variedades

Mercado em que laje desabou no PR foi inaugurado sem alvará, diz polícia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um supermercado onde uma laje desabou em Pontal do Paraná (PR), em março, foi inaugurada sem o alvará de funcionamento, segundo conclusão de investigação da Polícia Civil. Três pessoas morreram na queda da estrutura.

Um inquérito do caso foi encerrado com o indiciamento de três pessoas. Os indiciados pela polícia foram o proprietário da construtora, o dono do supermercado e o responsável pela obra. Eles vão responder por três homicídios culposos e 12 lesões corporais culposas —quando não há intenção de cometer crime.

A análise da perícia científica apontou que houve "falhas construtivas" no estabelecimento. Na avaliação da polícia, essas falhas contribuíram para que o acidente ocorresse. Entre os apontamentos feitos pelos peritos estão a falta de espessura de segurança mínima da laje e reforços adicionais na construção.

"Verificamos também gambiarras. A que mais chamou atenção foi uma viga que deveria encostar no ponto de apoio de um pilar. Existia ali uma tábua para preencher o espaço vazio que ficou. Entendemos que o erro foi cometido pela construtora com relação à execução. Não foram detectadas falhas nas peças estruturas, mas sim na montagem da estrutura", disse Luis Noboru Marukawa, perito da Polícia Científica.

A construtora do supermercado cometeu imperícia na execução da obra, afirma a polícia. "Já está devidamente documentado que o supermercado entrou em funcionamento sem a documentação necessária para tanto. O dono da construtora foi imperito na construção", disse o delegado Jader Roberto, titular das investigações.

A reportagem tenta contato com o supermercado. O espaço está aberto para manifestação.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?