Média móvel de mortes por Covid-19 segue acima de mil e Brasil ultrapassa 217 mil óbitos pela doença

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/01/2021 19h33 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil registrou 606 mortes pela Covid-19 e 28.487 casos da doença, neste sábado (23). Com isso, o país chegou a 217.081 óbitos e a 8.844.600 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Os dados do país são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Aos finais de semana e nas segundas-feiras os números costumam ser menores porque as equipes trabalham em esquema de plantão.

Além dos dados diários, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias 1.030. Esse número vem ficando próximo a mil nas últimas semanas, o que significa um patamar bastante alto, embora o valor da média represente estabilidade em relação ao dado de 14 dias atrás.

O Norte foi a região que apresentou maior crescimento na média móvel de mortes, em relação a 14 dias atrás. O aumento foi de 103%. O Sul apresenta queda de 38% na média. As demais regiões têm médias móveis estáveis, o que não significa uma situação de tranquilidade.

Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins apresentam aumento da média móvel de mortes em relação ao dado de 14 dias atrás.

Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí e São Paulo estão em estabilidade, enquanto Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram queda.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades