Livro 'Covid nas Prisões' reúne textos sobre o sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

30/11/2021 17h05 — em Variedades

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Instituto de Estudos da Religião (Iser) lançou na última segunda-feira (29) o livro "Covid nas Prisões: Pandemia e Luta por Justiça no Brasil (2020-2021)". A obra reúne textos que retratam as condições do sistema prisional brasileiro em meio à crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

O volume traz artigos sobre temas como restrições e virtualização de direitos da população privada de liberdade, entraves à liberdade pelo Judiciário, política de vacinação e experiências de familiares.

Os textos são assinados por mais de 50 autores, entre lideranças de movimentos de familiares de pessoas presas, defensores públicos, advogados e pesquisadores.

Um dos casos abordados em "Covid nas Prisões" é o surto de beribéri na Cadeia Pública de Altos, no Piauí, ocorrido no ano passado. Causada pela falta de vitamina B1, a doença atingiu 30% dos internos da unidade e provocou seis mortes.

A obra está disponível para download neste endereço: https://www.covidnasprisoes.com/livro-covid-nas-prisoes. Seu lançamento ocorre após um ano da criação do site Covid nas Prisões, que organizou informações, ações e documentos relacionados às medidas de prevenção à disseminação do vírus.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades