Compartilhe este texto

Índice de Felicidade Interna Bruta do Butão será aplicado em Fernando de Noronha

Por Folha de São Paulo

24/07/2025 7h45 — em
Variedades



MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) - O arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente a Pernambuco, será a primeira localidade do Brasil a usar o índice FIB (Felicidade Interna Bruta).

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, conforme acordo selado entre o governo do Butão, país onde o índice foi criado, e a Aguama Ambiental, empresa brasileira especializada em sustentabilidade e turismo regenerativo.

O FIB funciona como uma espécie de censo que diagnostica o nível de felicidade dos moradores a partir das suas interpretações das situações cotidianas, valorizando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento espiritual e material.

Trata-se de uma contraposição aos modelos tradicionais, que medem principalmente o crescimento econômico.

A implementação terá início neste ano e terá diversas fases, com projetos contínuos focados em felicidade.

O primeiro momento será uma adaptação do questionário do FIB para a realidade brasileira, na qual uma equipe do Butão passará 15 dias no arquipélago para trocar informações. Depois, esse questionário será aplicado a cerca de mil moradores.

A expectativa é que o resultado da pesquisa de campo seja apresentado em setembro durante o Festival de Sustentabilidade e Turismo, que acontecerá em Fernando de Noronha.

Com o diagnóstico, a iniciativa espera oferecer um modelo que inspire cidades brasileiras e latino-americanas que desejam alinhar suas políticas públicas a indicadores de felicidade, sustentabilidade e saúde integral.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades