Compartilhe este texto

Governo federal reconhece emergência em nove cidades do Acre por cheias em rios

Por Folha de São Paulo

25/03/2025 13h30 — em
Variedades



BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - O governo federal reconheceu na segunda-feira (24) situação de emergência em oito municípios do Acre por causa das cheias nos rios que cortam o estado. Na semana passada, o mesmo havia ocorrido com a capital, Rio Branco.

As cidades são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Puru.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União, permite às prefeituras solicitarem recursos do governo federal para ações de atendimento das situações emergenciais e ajuda humanitária.

Estão entre elas a compra de cestas básicas, água potável, refeições, kits de limpeza, de higiene pessoal e dormitório.

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), emitiu na última semana decreto reconhecendo a situação de emergência em dez municípios do estado. Além dos reconhecidos pelo governo federal, a cidade de Tarauacá também integra a lista estadual.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo governo estadual, na manhã desta terça-feira (25), o rio que corta Rio Branco apresentou nível de 12,92 metros, saindo da cota de alerta.

Na capital, 43 bairros e 31.318 pessoas seguem afetadas pelos efeitos da alta do nível do rio.

Em Cruzeiro do Sul, o rio está em 13,69 metros, acima da cota de transbordamento, e afeta 12 bairros. No município, 34 famílias foram desalojadas e 197 casas estão sem acesso à energia elétrica.

A situação é semelhante em Plácido de Castro, onde o rio segue acima da cota de transbordamento. Duas famílias estão desalojadas e seis estão isoladas.

Na zona rural do município, 150 pessoas estão isoladas. Um transbordamento comprometeu o tráfego na ponte que interliga Plácido de Castro a Puerto Evo Morales, na Bolívia


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades