Compartilhe este texto

Gestão Nunes contrata empresa para demolir Caveirão, prédio abandonado no centro de SP

Por Folha de São Paulo

14/08/2025 12h30 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) contratou a empresa que irá demolir o Caveirão, prédio abandonado desde a década de 1960 na rua do Carmo, no centro da capital paulista. Há risco de desabamento, segundo a gestão.

A demolição foi autorizada pela Justiça no início deste ano. Em junho de 2024, o Tribunal de Justiça obrigou o proprietário do imóvel a demolir o edifício, mas a ordem não foi executada.

Segundo a prefeitura, foi assinado um contrato de cerca de R$ 6 milhões com a empresa Demolidora FBI. O trabalho será feito manualmente para preservar os imóveis do entorno. O prazo de execução é de 300 dias.

Decisão judicial prevê que o proprietário do imóvel ressarça a prefeitura pelos gastos com a demolição. Não foram informados valores da operação.

Erguido na década de 1960, o edifício-garagem de 23 pavimentos permaneceu com tijolos e ferragem à vista, ganhando assim o apelido de Caveirão. O local passou a servir de abrigo precário para pessoas em situação de rua.

Em novembro de 2018, a prefeitura ingressou com a ação pedindo a demolição, já na época embasando o requerimento com laudos de engenharia e da Defesa Civil. Em maio daquele ano, um incêndio provocou o desabamento de um prédio de 24 andares no largo do Paissandu, também no centro da capital.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades