Compartilhe este texto

Falha em radar atrasa dezenas de voos em SP e afeta outros aeroportos no país

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

19/05/2022 16h06 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma falha de radar em São Paulo, na manhã desta quinta-feira (19), provocou atrasos e adiamentos de voos nos três principais aeroportos do estado, o que gerou um efeito que afetou outros locais.

Somente no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, foram 39 voos com atrasos, segundo a Infraero, sendo 17 chegadas e 22 partidas. Também foram nove cancelamentos ao todo.

Segundo o Comando da Aeronáutica, às 8h15 foi verificada uma instabilidade nos sistemas de controle de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (Crecea-SE), afetando aviões que decolavam de aeroportos paulista ou com destino aos aeroportos de São Paulo.

"A equipe técnica restabeleceu o sistema às 08h42 e os consoles de visualização radar voltaram a operar normalmente", disse a Aeronáutica.

"De imediato, foi aplicado o plano de contingência, conforme previsto no programa de treinamento dos controladores de tráfego aéreo, a fim de manter a continuidade das operações aéreas com o nível de segurança requerido", afirmou trecho da nota.

As causas da instabilidade no sistema de controle de tráfego aéreo estão sendo apuradas.

Apesar de a Aeronáutica ter dito que o problema foi solucionado em menos de meia hora, os reflexos da falha no radar prejudicou aeroportos paulista ao longo de toda a manhã, em um efeito cascata que refletiu em partidas e decolagens em outro estados, além de cancelamentos.

Passageiros usaram as redes sociais para reclamar da espera em saguões de embarques

A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o principal do país, não passou números de atrasos ou cancelamentos, mas confirmou que as operações de pousos e decolagens foram afetadas

De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, por volta das 8h45 a torre de controle informou que pousos e decolagens estavam suspensas em Campinas. Ela começou a ser retomada gradualmente uma hora depois, A situação foi normalizada às 10h10.

No Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram cinco voos da ponte aérea entre Rio de São Paulo afetados, com três atrasos e dois cancelamentos.

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foram cinco atrasos e dois cancelamentos, segundo a concessionária BH Airport.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades