Compartilhe este texto

Falha causa lentidão nos trens da linha 3-vermelha do Metrô nesta segunda (19)

Por Folha de São Paulo

19/02/2024 11h00 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas em toda a sua extensão na manhã desta segunda-feira (19). Desde às 9h56, o problema é causado por uma falha de equipamento de via na região da estação República.

Segundo o Metrô, a manutenção está no local atuando para a normalização da circulação, mas não há previsão de normalização.

Em razão desta ocorrência, no trecho entre as estações Santa Cecília e Sé, os trens estão compartilhando uma única via (via singela) para seguir tanto no sentido Corinthians-Itaquera quanto para Palmeiras-Barra Funda.

Passageiros reclamam que após longa espera, os trens já chegam lotados. Alguns embarcaram no Carrão e, depois de um tempo parados, foram orientados a descer na estação Bresser-Mooca, mas todos os vagões chegam lotados.

Diversos usuários reclamam da situação.

FALHA ACARRETOU FECHAMENTO DE ESTAÇÕES PICO NO INÍCIO DO MÊS

Falha na comunicação e uma sequência de problemas transformaram em caos a volta para casa de quem usava a linha 3-vermelha, na noite do dia 1º de fevereiro, em pleno horário de pico. Passageiros em pânico desceram para a linha, após ficarem quase uma hora em trens lotados, com iluminação apagada e ar-condicionado desligado. A multidão caminhou por túneis estreitos e com queixas de que não havia funcionários para orientar.

"Não faltou comunicação, mas o alerta [para passageiros não saírem dos trens] não funcionou. Normalmente ele funciona, mas ontem [quinta] ele não funcionou, precisamos olhar isso com carinho", afirmou à Folha de S.Paulo Rodrigo Lopes Soares, coordenador do Centro de Controle Operacional, defendendo que os protocolos adotados evitaram acidentes com os usuários.

Segundo a companhia, um problema no sistema de portas de uma composição na estação Belém, na zona leste, foi o responsável, às 18h02, por dar início a um efeito cascata que paralisou toda a linha por cerca de três horas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades