Explosão no espaço põe a Terra sob ameaça

Por

08/06/2014 9h20 — em Variedades


Poderá algum dia este catavento gigante nos destruir? Provavelmente não, mas investigações sobre o incomum sistema estelar Wolf-Rayet 104 revelaram uma inesperada ameaça. 

Descobriu-se que o inusitado formato de catavento é criado por ventos energéticos de gás e poeira que são expelidos e se entrelaçam como duas grandes estrelas, uma em órbita da outra. Um dos componentes do sistema é uma estrela Wolf-Rayet, um tumultuado globo no último estágio de evolução antes de explodir em uma supernova — um evento possível a qualquer momento dentro de alguns bilhões de anos. 

Entretanto pesquisas a respeito do padrão espiral da poeira emitida indicam estarmos olhando quase diretamente para baixo do eixo de rotação do sistema — possivelmente o mesmo eixo ao longo do qual um potente jato surgiria caso a supernova fosse acompanhada de uma explosão de raios gama (GRB). 

Atualmente a supernova WR 104 propriamente dita seria, provavelmente, um espetáculo impressionante, porém inofensivo. Por outro lado, se a Terra estivesse de fato próxima ao centro do potente raio de GRB,  mesmo a distância de 8.000 anos-luz que nos separa da explosão poderia não ser suficiente para nos proteger. Hoje em dia, nem  WR 104, nem os raios de GRB são suficientemente  compreendidos para que se conheça o real nível desse perigo.

(Fonte: Observatório)

+ Variedades


22/10/2020

Pelo Brasil

22/10/2020

Acervo visual