Compartilhe este texto

Exército decide retirar tropas que fazem segurança da maior apreensão de madeira da história do Brasil

Por Folha de São Paulo

25/02/2021 13h35 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Exército decidiu retirar tropas mobilizadas na maior apreensão de madeira da história do Brasil.

Realizada em conjunto com a Polícia Federal, a operação, revelada pela Folha de S.Paulo, ocorreu em dezembro do ano passado e capturou 130.000 m³ de madeira supostamente extraída de maneira ilegal.

Desde então, grupos das Forças Armadas fazem segurança de material apreendido em pelo menos dois pontos (ambos no Pará).

Em um ofício enviado à PF no dia 19 de fevereiro, ao qual o Painel teve acesso, o chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Norte (do Exército) informou que os militares vão deixar os locais para retornar às suas sedes. Não há explicação do motivo.

A coluna enviou email para a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa e do Exército, mas ainda não teve resposta.

A operação foi batizada de Handroanthus GLO, que une o nome científico do ipê, a árvore mais cobiçada pelos madeireiros na Amazônia, à sigla da Garantia da Lei e da Ordem, o marco legal que autoriza o emprego das Forças Armadas no combate a crimes ambientais na Amazônia.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades