Início Variedades 'É inaceitável', diz França sobre acordo da COP30 que exclui fim de combustíveis fósseis
Variedades

'É inaceitável', diz França sobre acordo da COP30 que exclui fim de combustíveis fósseis

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - "No estado atual, é simplesmente inaceitável." Em entrevista a jornalistas de seu país em Belém, a ministra da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia da França expôs a decepção dos europeus diante do rascunho de resolução final da COP30, apresentado nesta sexta-feira (21), em Belém.

Monique Barbut foi mais longe e afirmou que vê como plausível a possibilidade de a conferência brasileira acabar sem um acordo neste fim de semana. "Sim. Se for assim, sim. Porque não é possível sair com um texto... Afinal, estamos em Belém, no coração da Amazônia, e nem mesmo a palavra "desmatamento" é usada nesse texto."

A possibilidade de haver um bloqueio nas negociações foi antecipada pelo jornal britânico The Guardian, nesta manhã.

O rascunho publicado pela presidência da COP30 abdicou de um "mapa do caminho" para o fim dos combustíveis fósseis, bandeira que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, propagaram durante toda a conferência.

Segundo a imprensa europeia, Lula pretendia inclusive levar o assunto até o encontro do G20, na África do Sul, neste fim de semana.

"Na verdade, é um texto… que não diz nada sobre mitigação. Não há nada sobre combustíveis fósseis. Não há nada sobre o fato de que a ambição das NDCs, [contribuições nacionalmente determinadas] não existe. Por outro lado, há parágrafos exaustivos sobre finanças. Mas, mais uma vez, a França nunca esteve numa posição de não pagar, mas paga-se por algo", declarou a ministra.

"Acabamos de aprovar uma lei climática europeia que nos leva a uma redução de 90% das emissões até 2040. Não se trata de aceitar aqui que a Europa seja o único continente a fazer esforços…, mas tememos ficar muito isolados."

Barbut não se recusou a apontar quem estaria contra a inclusão do fim dos combustíveis fósseis no documento. "Todos sabemos. São os países petrolíferos, obviamente, a Rússia, a Índia, a Arábia Saudita, mas acompanhados por muitos países emergentes." A Índia não é um petroestado, mas um dos maiores consumidores de energia fóssil do planeta.

A ministra também percebe a capitulação de pequenos países insulares, em atitude pragmática diante da falta de recursos. "Há países que estavam mais do nosso lado no início, mas, com o passar do tempo, falo especialmente das pequenas ilhas, eles dizem: ‘Bem, se temos financiamento para a adaptação, no limite, podemos viver sem um texto sobre a mitigação’. Isso não é possível para nós."

Na noite de quinta-feira, a França foi signatária de uma carta endereçada a André Corrêa do Lago, presidente da COP30, em que a decisão de omitir combustíveis fósseis e desmatamento foi duramente criticada. Cerca de 30 países lamentaram a decisão.

"Não podemos apoiar um resultado que não inclua um roteiro para implementar uma transição justa, ordenada e equitativa para longe dos combustíveis fósseis. Esta expectativa é compartilhada por uma vasta maioria das Partes, bem como pela ciência e pelas pessoas que acompanham de perto o nosso trabalho", afirma a mensagem à qual a Folha de S.Paulo teve acesso..

De acordo com o Guardian, a carta é assinada por países europeus, como Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido, além de latino-americanos, como Chile, Colômbia, Costa Rica e México. Pequenas nações insulares, como Palau e Vanuatu, que temem desaparecer com o aumento do nível do mar, integram a lista.

Barbut vê exagero na posição da presidência da conferência e dos petroestados. "Eles foram um pouco longe demais. Exageraram um pouco. Mas isso é porque acham que vamos negociar. Na verdade, a técnica aqui é nos obrigar a negociar um pouco a margem do financiamento para esquecer o resto."

A COP30 terminaria nesta sexta-feira, mas as discussões são normalmente prolongadas pelo fim de semana.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?