Defesa Civil emite alerta de tempestade e frio intenso para o estado de São Paulo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Defesa Civil paulista emitiu na manhã deste domingo (22) um alerta para temporais e frio intenso no estado de São Paulo a partir desta segunda-feira (23).
Será a primeira onda de frio do inverno, que começou na última sexta-feira (20).
De acordo com o órgão estadual, a aproximação e passagem de uma frente fria, prevista para esta segunda, deverá provocar fortes chuvas em diversas regiões paulistas.
Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores entre outros. O alerta é válido para todo o estado de São Paulo.
As regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília devem registrar chuvas e rajadas de vento com intensidade moderada.
Já as regiões de Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista devem se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada.
Com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada das temperaturas em todo o Estado, provocando uma onda de frio. As menores temperaturas mínimas devem ocorrer durante a madrugada.
Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira o dia ainda deve ser de calor durante a tarde, com previsão de 31°C de máxima. Mas a temperatura despenca no dia seguinte e deverá oscilar entre 6°C e 16°C.
Na quarta, a mínima poderá chegar a 2°C durante a madrugada, segundo informação no site do órgão federal. O frio seguirá durante a semana.
Conforme a Defesa Civil paulista nesta segunda estão estão previstas temperaturas mínimas de 3°C no Vale do Ribeira e na região de Itapeva, com condição para geadas; e 4°C na Serra da Mantiqueira.
No litoral norte e na Baixada Santista as mínimas deverão ficar entre 11°C e 12°C.
"Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso", afirma o órgão estatual, em nota.
"Em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.
Por causa do frio, será montado pelo governo estadual um abrigo solidário na estação Pedro 2º, da linha 3-vermelha do metrô, na região central da capital paulista.
O espaço funcionará das 19h de segunda-feira (23) até as 8h de quarta-feira (25), oferecendo acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua.
Serão disponibilizados colchões, cobertores, kits de higiene, além de alimentação e atendimento social, além de abrigo e alimento também para os pets.
No período da manhã, os acolhidos receberão um ticket para tomarem café da manhã no restaurante Bom Prato da rua 25 de Março.

ASSUNTOS: Variedades