Compartilhe este texto

Cresce a procura por exame para detectar dengue

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/05/2022 20h07 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A disparada de casos de dengue nas últimas semanas turbinou o mercado de exames para detectar a doença.

A empresa de produtos para saúde MedLevensohn registrou alta de 300% nas vendas de seus dois tipos de testes para dengue entre abril e maio e diz que foi necessário solicitar remessas emergenciais aos fornecedores.

Na DB Diagnósticos o aumento foi de 72% na quantidade de exames feitos de janeiro a abril, além de alta de 86% no número de positivos em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o laboratório, a média de positivos ficou em 46%.

As regiões Sul e Centro-Oeste foram as que mais apresentaram aumento de casos positivos, segundo o laboratório, que também observou crescimento de aproximadamente 70% nos exames para chikungunya no período. Os diagnósticos da doença dobraram na mesma base de comparação.

Nos laboratórios da Dasa, os casos de dengue também avançaram.

No Rio de Janeiro, em abril, os resultados positivos responderam por 38% dos exames feitos. Em maio, o volume saltou para 69% no acumulado de maio até esta segunda-feira (23). Já em São Paulo, o índice de positividade subiu de quase 47% para 54% na mesma base de comparação.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades