Com UTIs lotadas, Santa Catarina inicia transferência de pacientes com Covid para o Espírito Santo

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

03/03/2021 16h05 — em Variedades

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Sofrendo com a falta de UTIs para tratar pacientes com a Covid-19, Santa Catarina iniciou nesta quarta-feira (3) a transferência de pacientes do estado para o Espírito Santo.

O primeiro doente encaminhado foi um homem de 34 anos, que estava intubado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapecó, no oeste do estado. Ele foi levado ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra, região da Grande Vitória.

O transporte foi realizado pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e pelo SAMU, com a Aeronave Arcanjo-02. A operação iniciou às 8h, quando o avião deixou Florianópolis com destino à Chapecó, onde o paciente embarcou por volta de 11h para o Espírito Santo, com previsão de chegada às 15h.

"Trata-se de uma operação bastante delicada, visto o quadro sensível do paciente. Ele será assistido durante todo o voo", afirmou o superintendente de urgência e emergência da Secretaria de Saúde catarinense, Diogo Bahia Losso, que coordena os trabalhos.

O governo capixaba disponibilizou 16 leitos de UTI na rede hospitalar da região metropolitana de Vitória para receber pacientes de Santa Catarina.

Em razão do estado de saúde dos doentes, eles serão transportados individualmente, dois por dia, na aeronave Arcanjo-02 e em um avião de uma empresa particular que presta serviços para o estado.

A preferência é para pacientes que aguardam vagas nos municípios do oeste e extremo oeste de Santa Catarina, que atualmente contam com apenas dois leitos disponíveis no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, referência na região.

O painel de controle de leitos do governo aponta que, nesta quarta, 96% das UTIs de Santa Catarina estão ocupadas. Restam apenas 63 vagas das 1.570 ativas - 838 delas com pacientes de Covid-19. Há 251 pessoas aguardando vagas em leitos no estado.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), mais de 15 pessoas já morreram à espera de leitos. Uma delas era a técnica de enfermagem Zeni Bueno Pereira, 53, que trabalhava na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Itajaí. Ela morreu na última sexta-feira (26), enquanto aguardava transferência para uma UTI.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Variedades