Compartilhe este texto

Com frio, Goiânia faz 'decreto' liberando de banho e Cuiabá fica com ruas vazias

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

18/05/2022 18h36 — em
Variedades



CUIABÁ, MT (FOLHAPRESS) - A queda de temperatura na região Centro-Oeste do país, onde os termômetros facilmente estacionam nos 30ºC, fez com que as autoridades tomassem medidas para ajudar a população mais acostumada ao sol forte a não sentir muito frio.

A Prefeitura de Goiânia, por exemplo, emitiu um decreto tornando o banho matinal "facultativo" enquanto o período de frio durar.

Essa foi a maneira bem-humorada que a gestão municipal encontrou, em postagens nas redes sociais, para alertar sobre a baixa temperatura, e, ao mesmo tempo, incentivar a doação de agasalhos, cobertores e calçados para serem distribuídos para a população mais vulnerável e em situação de rua.

O decreto em tom de brincadeira ainda determina a mudança do nome da cidade para "Polo Norte do Cerrado", já que a previsão de temperatura nas primeiras horas de quarta-feira (18) era de 4º C.

De acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os estados centrais deverão ter algumas das menores temperaturas do Brasil nesta quinta-feira (19).

As cidades mais frias deverão ser Brasília e Belo Horizonte, com mínimas de 5°C, seguidas de Curitiba e Goiânia, com 6°C. Os termômetros devem registrar mínimas de 7°C tanto em Cuiabá quanto em Campo Grande --esta com possibilidade de geada.

Em Cuiabá, cidade com um "sol para cada um", o assunto único tem sido a dificuldade de enfrentar o frio. Restaurantes e estabelecimentos comerciais já mudaram os cardápios, introduzindo o famoso escaldado cuiabano, com frango desfiado e ovo, e os rodízios de caldo.

Entre as criações locais de bares, está o "fondue de buteco", em que é oferecido miniburguer, palito de pastel de carne e batata frita.

Apesar disso, é muito raro ver os cuiabanos pela noite durante o frio. Nos pontos de ônibus e nas ruas da região central, é comum ver pessoas com cobertores e edredons indo para o trabalho.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades