Siga o Portal do Holanda

Variedades

Cinco truques que prometem melhorar a inteligência

Publicado

em


Se diz a sabedoria popular que ‘burro velho não aprende línguas’, a sabedoria científica diz que sim, que aprende línguas e muito mais. A idade não é – nem deve ser – uma barreira para a inteligência, aprendizagem e criatividade. Pelo contrário.

Andrea Kuzewski diz que os adultos conseguem manter uma mente fluida, capaz de aprender, reter informação e resolver problemas se estimularem o cérebro.

Para esta terapeuta do comportamento, diz o Business Insider, melhorar a inteligência na idade adulta é possível com cinco pequenos truques, que devem ser rotineiros e prioritários.

1. Procurar novidades – ler o jornal diariamente, procurar informações na internet, fazer pequenas pesquisas regulares sobre assuntos de interesse são algumas das opções dadas por esta especialista. Fazer novas relações sociais e conhecer novos locais também estimulam o cérebro.

2. Desafiar o eu – sair da zona de conforto e procurar um desafio ajuda a estimular o cérebro e a mantê-lo ativo. Fazer um curso de línguas, uma formação em uma área de interesse mas independente daquela em que trabalha, escrever um diário, solucionar quebra-cabeça: são muitas as alternativas.

3. Criatividade em primeiro lugar – Para a terapeuta, procurar alternativas criativas na resolução de problemas é meio caminho andado para melhorar a inteligência e para querer procurar mais e saber mais sobre determinados assuntos.

4. Procurar as saídas mais difíceis – sem prejudicar a produtividade e sem comprometer a realização de determinada tarefa, é importante escapar à saída mais fácil, aquela que é seguida de forma quase automática. Deixar de usar a calculadora, o GPS ou redigir notas à mão são algumas das opções.

5. Socializar – procurar opiniões, debater assuntos, pedir opiniões, sugestões e ajuda. Viver em modo ‘networking’ não só melhora as relações sociais como estimula o cérebro para melhores conversas.

+ Variedades

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.