Siga o Portal do Holanda

Variedades

Cientistas não acham ligação entre maconha e problemas de saúde

Publicado

em


Um estudo conjunto entre as universidades de Pittsburgh e Rutgers vai contra as várias teorias de que a maconha causa danos ao cérebro. Segundo a investigação, noticiada pela FOX News,  não foi encontrada qualquer ligação entre o consumo de maconha por jovens e a existência de problemas físicos e mentais (como psicose) na idade adulta.

Durante a pesquisa foram acompanhados 408 homens, desde a sua adolescência até aos 30 anos posteriores, que foram divididos em quatro grupos de acordo com a frequência de uso da cannabis: não consumidores ou consumidores de baixa frequência, consumidores crônicos, fumantes apenas durante a adolescência e consumidores apenas a partir do final da adolescência.

Segundo os pesquisadores, foram os adolescentes consumidores crônicos os que mais recorriam a esta droga, cerca de 200 dias por ano. Contudo, em nenhum dos grupos foi encontrada qualquer relação entre o uso de marijuana e o aparecimento de problemas de saúde como asma, câncer, psicose.

“O que descobrimos foi um pouco surpreendente”, disse Jordan Bechtold, um dos mentores do estudo, referindo-se ao fato de não terem sido detectadas “diferenças” em qualquer um dos grupos, mesmo com intensidade de consumo diferenciada, lê-se no site da FOX News.

Contudo, independentemente da rotina de uso, foi detectada uma maior propensão a desenvolver alergias, ansiedade, dores de cabeça, níveis elevados de pressão arterial ou até depressão nos jovens que consumiram maconha quando comparados com os que não consumiram, porém, estas consequências podem ser resultado de outros hábitos relacionados com a droga, como o tabaco, o álcool e uma alimentação sem cuidados.

O estudo foi publicado pela Associação de Psicologia Americana.

+ Variedades

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.