Chuva coloca São Paulo em estado de atenção e afeta trens da CPTM
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O temporal que atingiu a capital paulista na tarda desta sexta-feira (14) colocou toda a cidade em estado de atenção e fez a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviar o alerta severo de risco de deslizamentos e alagamentos.
A cidade entrou em estado de atenção para alagamos às 13h35, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Às 14h20, os celulares de quem mora em parte da zona leste recebeu o alerta da Defesa Civil de risco severo. Às 14h23 o alerta foi ampliado para toda a cidade.
Pouco antes, o CGE já havia colocado em alerta a região da Vila Prudente, em razão da iminência de transbordamento do Córrego Mooca, no cruzamento da avenida Salim Farah Maluf com avenida Vila Ema.
Às 14h30, segundo o CGE, a cidade já tinha sete pontos de alagamentos intrasitáveis: av. Olavo Fontoura, na Casa Verde, e av. José Bernardo Pinto, na Vila Guilherme (zona norte); av. Santos Dumont, no Bom Retiro (centro), av. Marquês de São Vicente, na Lapa (zona oeste), e na rua Vilela, na av. Radial Leste e na rua Serra do Japi, todas na Mooca (zona leste).
Ainda de acordo com o órgão municipal, o calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite.
A CPTM informa que, às 15h37, por conta das fortes chuvas, os trens da linha 12 - Safira estão circulando com intervalos maiores entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. Já os trens do Expresso Aeroporto não estão circulando. As demais linhas têm operação normal.
A onda de calor que começou nesta quarta-feira (12), com temperaturas entre 33°C e 35°C, deve se prolongar até o fim do mês, deixando a sensação de abafamento durante o dia, mas com a possibilidade de pancadas isoladas de chuva no final das tardes.
O atual recorde de temperatura do ano na cidade de São Paulo é de 33,9°C, registrado no dia 22 de janeiro.
Para o sábado (15), a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que os termômetros fiquem na casa dos 32°C. No entanto, no domingo e na segunda, eles podem superar os 34°C, com a diminuição das chuvas.

ASSUNTOS: Variedades