Chuva causa alagamentos e deixa 50 mil sem luz em SP nesta quarta (6)
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pouco mais de duas depois do início das chuvas na região metropolitana de São Paulo, já havia 17 pontos de alagamentos e 50 mil imóveis sem energia elétrica. CPTM também interrompe trem em Caieiras.
A chuva mais forte começou pela zona leste e depois seguiu para a zona norte antes de atingir toda a capital. Às 17h10, havia 13 alagamentos que não possibilitavam a passagem dos veículos: avenida Antonio Munhoz Bonilha e avenida Nossa Senhora do Ó, na Casa verde; avenida Inajar de Souza e rua Ribeiro de Morais, na Freguesia do Ó; um na avenida Elísio Cordeiro de Siqueira, em Pirituba/Jaraguá; e quatro em Perus, na avenida Dr. Sylvio de Campos, rua Binga, estrada de Pirapora e rua Francis de Castelnau.
Além deles, na Lapa havia quatro pontos intransitáveis: na marginal Tietê, dois na praça Pascoal Martins e outro na rua Guaicurus.
Na zona leste, três pontos tinham alagamentos, mas transitáveis: na avenida Marechal Tito, em Itaim Paulista; na rua Rio Bom, em Itaquera; e na avenida Salim Farah Maluf, na Mooca.
A subprefeitura do Itaim Paulista chegou a ser colocada em estado de alerta devido à iminência de transbordamento dos córregos do Lajeado e Itaim, às 14h24. As águas chegaram a superar os limites, mas baixaram em seguida e o alerta foi retirado às 15h11.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as chuvas formadas pelo ar quente e úmido, que se intensificaram pela entrada da brisa marítima, continuam atuando na capital de forma isolada, lenta e oscilando entre forte e moderada.
Imagens do radar meteorológico do órgão municipal mostram chuva moderada e forte atuando na zona sudeste e na zona norte, na Vila Maria/Guilherme e Santana/Tucuruvi. Há potencial para rajadas de vento e descargas elétricas, transbordamentos e formação de alagamentos.
O tempo segue instável nas próximas horas, com chuvas variando de intensidade e em todas as regiões.
Segundo a Enel, às 17h, 50.292 imóveis estavam sem energia elétrica na capital. Meia hora antes, eram 21.074.
Devido a alagamento na via, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) interrompeu a circulação de trens entre as estações Jaraguá e Caieiras. Por isso, esse trecho está sendo atendido pelos ônibus da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).
ASSUNTOS: Variedades