Compartilhe este texto

Cacique Raoni critica ferrogrão e petróleo na amazônia em barquetada da COP30

Por Folha de São Paulo

12/11/2025 12h54 — em
Variedades



BELÉM, PA (FOLHAPRESS) - O cacique Raoni Metuktire criticou, nesta quarta-feira (12), os projetos de petróleo na amazônia e da construção da ferrovia de 933 km que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), conhecido como ferrogrão.

A liderança indígena concedeu uma entrevista coletiva durante uma barqueata organizada por organizaçõesda sociedade civil. Cerca de 150 embarcações com aproximadamente 5.000 pessoas participaram do ato, segundo a organização.

"Eu já conversei com o presidente Lula para ele não perfurar poço de petróleo na amazônia e nem construir ferrogrão. Falei também para o presidente Macron aqui em Belém. E vou continuar cobrando", disse o cacique.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades