Compartilhe este texto

Bebês morrem na fila de espera por leitos de UTI em PE

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/05/2022 19h37 — em
Variedades



RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - Dois bebês morreram desta segunda (23) a terça (24) em meio à fila de espera para UTI na rede pública de Pernambuco. Dados repassados pelo governo estadual ao Ministério Público apontam que quase 90 crianças atualmente estão aguardando um leito.

O primeiro caso aconteceu no Hospital Barão de Lucena, no Recife, na segunda. Um bebê de 11 meses, que estava com quadro de bronquite viral aguda, anemia e pneumonia, morreu às 9h53, aguardando pelo leito de UTI.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o menino chegou ao hospital em estado grave após ser transferido de uma UPA. Ele foi intubado e colocado em ventilação mecânica. A criança já tinha passado três meses internada em uma UTI neonatal antes, após nascer prematuro de sete meses.

A segunda morte, de uma bebê de um mês, ocorreu na madrugada desta terça --a criança estava sendo preparada para ser transferida para uma UTI, mas teve uma parada cardiorrespiratória na UPA do Curado, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A bebê estava com sintomas de tosse e cansaço, segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco. "Devido a uma piora na evolução do quadro clínico, foi solicitada a transferência para uma enfermaria voltada para o acompanhamento de casos respiratórios", diz a pasta. O quadro era de bronquiolite viral aguda.

O número de crianças e bebês esperando por leitos de UTI em Pernambuco chega a quase 90, de acordo com lista enviada pela Secretaria de Saúde ao Ministério Público de Pernambuco nesta terça (24). São 73 criança.

No entanto, a pasta informou à reportagem, que, neste momento, há 44 solicitações ativas para leitos de UTI pediátrica e 13 para UTI neonatal.

Ainda conforme a secretaria, a taxa média de ocupação de leitos pediátricos para pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag) está em 82% em UTI e 68% em enfermaria.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, havia dito na quarta-feira (18) que o estado registrou um aumento de casos de doenças respiratórias, sobretudo no público infantil.

O vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca brônquios e pulmões, está predominando em crianças de até dois anos. Já o rinovírus, causador de resfriados comuns, é dominante em crianças maiores.

Em nota, a secretaria de Saúde disse que abriu mais 60 leitos de UTI pediátrica nos últimos dias e que tem trabalhado para ampliação da rede. Além disso, a pasta alega que autorizou reforço nas escalas de plantão de pediatras e fisioterapeutas, além da convocação de concursados da área.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades