Compartilhe este texto

Balneário Camboriú (SC) libera nova faixa de areia em temporada de verão

Por Folha de São Paulo

03/12/2021 8h37 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após obras de ampliação da praia Central, Balneário Camboriú (SC) vai liberar neste sábado (4) toda a orla da nova faixa de areia, com a abertura da temporada de verão para os banhistas.

O evento terá competições esportivas, apresentações artísticas e ações educativas. As atrações vão ocorrer em uma estrutura montada nas areias da nova praia, na altura da praça Almirante Tamandaré.

A megaobra, que teve início em 22 de agosto, ampliou a largura da faixa de areia de 25 metros para 75 metros -com possibilidade de retração de até cinco metros após um período de assentamento.

Balneário Camboriú tem 149.227 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Antes da pandemia, chegava a ser frequentada por mais de 1 milhão de pessoas durante as celebrações da virada do ano.

Em nota, a prefeitura informou que Réveillon e Carnaval estão mantidos, até o momento. No dia 31 de dezembro, oito balsas na praia Central lançarão fogos de artifício para um espetáculo de 15 minutos.

A intenção do alargamento da faixa de areia é retomar o cenário perdido ao longo de 70 anos de desenvolvimento da cidade e transformá-lo na segunda maior em faixa de areia do Brasil, perdendo apenas para Copacabana, no Rio de Janeiro.

A areia foi coletada em até 40 metros de profundidade em uma jazida que fica a 15 km da praia. Cerca de 13,5 mil m³ do material foram carregados por uma cisterna até o ponto de junção da draga, a cerca de 2 km do ponto de descarregamento. Uma tubulação submersa teve então o trabalho final de fazer chegar a areia à praia.

O plano de execução do atual projeto foi custeado por um grupo de empresários locais e a obra, estimada em R$ 66 milhões, foi possível por meio de um empréstimo do Banco do Brasil.

A ampliação da faixa de areia é a primeira parte de um projeto de reurbanização de Balneário Camboriú, que contempla a instalação de novos equipamentos de lazer, além de praças e parques. Esta etapa do plano só deve ser iniciada após a temporada de verão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades