Compartilhe este texto

Baile funk fecha rua todo fim de semana e vira pesadelo na Brasilândia

Por Folha de São Paulo

20/06/2025 9h45 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A rua Rosalvo José da Silva, na Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi transformada em um baile funk a céu aberto conhecido como "Mandelão da Esquina Maldita", realizado todos os fins de semana e feriados. O evento fecha completamente a via e impede a circulação de moradores e veículos, com dezenas de carros de som ligados até o amanhecer.

As festas, que antes ocorriam apenas aos domingos, agora também ocupam os sábados. Moradores ouvidos pela reportagem relatam dificuldade para dormir, insegurança e problemas para sair de casa, especialmente quem precisa trabalhar cedo.

"Eu acordo todo dia 4h e, quando tem baile, não dá para dormir, porque é aquele som que sai ecoando, vai tremendo tudo. Atrapalha demais", diz um morador que pediu para não ser identificado.

As linhas de ônibus 1024-10 e 1025-10, que ligam o Jardim Carumbé à Conexão Petrônio Portela, precisam ser desviadas. Os carros dos moradores permanecem presos nas garagens devido à superlotação da rua.

Há também preocupação com o consumo excessivo de álcool e drogas e dificuldade de acesso a serviços de emergência durante os eventos clandestinos. "Tem que esperar a boa vontade deles irem embora. Se passar mal, morre em casa, porque não tem como sair e nem chega ambulância", conta uma comerciante, que pede anonimato com medo de represália.

Ela diz que o estabelecimento onde ela trabalha só consegue abrir mais tarde às segundas por causa da aglomeração. Os relatos apontam ainda o acúmulo de lixo, como garrafas e cacos de vidro, além do barulho de motos e escapamentos adulterados.

Segundo os moradores, a polícia é acionada com frequência. "Dizem que estão cientes, que tem muita denúncia, mas não aparece ninguém", afirma uma moradora.

O perfil da festa nas redes sociais já acumula quase 3.000 seguidores. Vídeos das aglomerações são publicados semanalmente, além de transmissões ao vivo durante os eventos. Circulam informações de que um grupo no WhatsApp estaria sendo usado para organizar as ações e chamar participantes.

A Polícia Militar informou que realiza patrulhamento ostensivo e preventivo na rua Rosalvo José da Silva, mas não registrou ações específicas no local neste ano. Disse ainda que, desde janeiro, foram feitas mais de 60 operações "Paz e Proteção" na região.

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia afirmou ter fiscalizado 21 estabelecimentos na madrugada dos dias 29 e 30 de abril, com apoio da PM. Um local foi multado e outros receberam prazo para regularização.

A Folha de S.Paulo entrou em contato com uma das adegas identificadas como pontos de apoio, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Moradores temem o que pode acontecer no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19). Segundo relatos, o baile se estenderia por quatro dias seguidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades