Alimentação da mãe causa cólica no bebê: Mito ou verdade?
Toda mãe ouviu pelo menos uma vez, durante os primeiros três meses depois do parto, que ela não podia comer isso ou aquilo porque ia causar cólica no bebê. As restrições podem ser as mais variadas, dependendo de que dá o palpite: desde doces, carne vermelha e refrigerante, até alimentos conhecidos por causar gases, como repolho e cebola.
Mas será que isso é verdade?
Neste artigo, explicaremos mais sobre como os alimentos que a mãe come podem interferir no bem estar do bebê e mostraremos o que dizem os especialistas sobre o assunto.
Alimentação da mãe causa cólica no bebê?
Por mais que a gente queira ter uma resposta certeira a esta pergunta, infelizmente, nem os especialistas podem dizer com certeza se existe relação entre a alimentação da mãe e a cólica do bebê. Na verdade, não existe consenso entre os médicos nem quando eles tentam explicar as causas da cólica do bebê.
Há pesquisa mais antigas que relacionam a cólica à imaturidade do sistema digestório do bebê, que acaba sofrendo mais para digerir o leite, seja ele o materno ou o artificial. Se pensarmos por esse lado, faz muito sentido que haja relação entre o que a mãe come e o que o bebê sente.
Alimentos que merecem atenção:
Uma das pesquisas que tentou comprovar que algum tipo de alimento interfere diretamente na cólica do bebê foi um estudo realizado por Kulczycki em 1991. Neste estudo, analisou-se o leite de 59 mães de bebês recém-nascidos que se alimentavam apenas de leite materno.
Verificou-se que o leite materno das mães dos bebês que tiveram cólica apresentava uma concentração maior de um anticorpo chamado imunoglobulina bovina (IgG). Esse anticorpo está presente no leite de vaca e seus derivados. Por isso, é possível que o leite de vaca, quando ingerido em excesso pela mãe, possa causar desconfortos gástricos no bebê.
Outro estudo, registrado nos Archives of Disease in Childhood, em 1986, constatou que, dos 19 bebês que mamavam apenas no peite, 13 não apresentaram mais as cólicas depois que suas mães pararam de tomar leite de vaca.
Outra pesquisa datada de 1996 publicada no Journal of the American Dietetic Association comprovou que a ingestão de alguns alimentos causam risco relativo de cólica. São eles: leite de vaca; cebola; chocolate; repolho; brócolis; couve-flor; carne vermelha.
Fonte: TudoEla
ASSUNTOS: Variedades