Compartilhe este texto

7 milhões de brasileiros sofrem de dislexia. Entenda o problema

Por Portal Do Holanda

24/09/2015 5h43 — em
Variedades




“Seu filho é dislexo”. Essa afirmação muitas vezes assusta os pais, que ficam sem saber o que fazer diante do diagnóstico. A perplexidade pode estar associada a uma falta de informação a respeito. 

O Instituto  ABCD ( organização dedicada a gerar, promover e disseminar projetos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos específicos de aprendizagem) define a dislexia como um transtorno de aprendizagem, persistente e inesperado. Isso porque a criança não apresenta deficiências intelectuais nem sensoriais que justifiquem essas dificuldades. 

O distúrbio costuma ser detectado na fase da alfabetização da criança, que apresenta dificuldades de leitura e escrita que também podem afetar a percepção dos sons da fala. A base do problema é genética, ou seja, a dislexia costuma ser hereditária.

No Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas sofrem do distúrbio, que pode ser minimizado utilizando métodos pedagógicos alternativos, adaptáveis à realidade da criança.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades