Compartilhe este texto

7 brincadeiras antigas que ajudam no desenvolvimento da criança

Por Portal Do Holanda

12/10/2021 15h29 — em
Variedades


Foto: Carlos Magno/Unsplash

A infância é um lugar no tempo onde entrar no carrinho do supermercado pode ser a maior diversão possível. Você certamente já se perguntou porque tomar banho de chuva parecia tão divertido. Especialistas sugerem sete brincadeiras do tempo dos nossos avós e explicam por que elas ajudam no desenvolvimento das crianças.

Amarelinha 

A criança deve marcar a casa em que não poderá pisar jogando nela uma pedrinha e pulando deverá avançar as etapas evitando pisar na linha e no espaço onde está a pedra, para buscá-la na volta. Ganha quem passar por todas as casas primeiro.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? A brincadeira de amarelinha ajuda no equilíbrio e noções básicas de matemática das crianças.

Stop ou abecedário

Em conjunto, os participantes escolhem as categorias que farão parte do jogo e montarão uma tabela com todas elas. Em seguida sorteiam um número que corresponde a letra do alfabeto (o 1 é A, 2 é B e assim por diante). A letra sorteada valerá para toda a rodada, e, todos deverão escrever palavras que comecem com a letra nas categorias escolhidas em suas tabelas. Quando o primeiro acaba, deve gritar “STOP" e todos devem para de escrever. As respostas inéditas valem 10 pontos e as respostas repetidas valem 5 pontos, vence quem tiver mais pontos na soma das rodadas.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Porque trabalha o raciocínio lógico, a atenção aos detalhes e agilidade, para escolher todas as categorias em tempo hábil.

Tacobol ou Betsi

O tacobol é uma brincadeira tradicionalmente de rua e jogada em duas duplas, para jogar é preciso dois tacos de madeira, 2 garrafas e uma bola de tênis. Uma dupla fica com a bola, geralmente de tênis, e a outra com os tacos. Já a garrafa, que deve ser acertada por um dos componentes da dupla, fica dentro de um círculo.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Porque desenvolve o trabalho em equipe e o respeito ao próximo, já que todos têm que respeitar as regras e trabalhar juntos para vencer a dupla adversária.

Pular carniça 

A brincadeira é simples e divertida, as crianças participantes devem se posicionar em fileiras, apoiando as mãos nos joelhos. A partir daí, cada uma delas vai pulando sobre as costas dos amigos e tomando à frente na fila.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Trabalha a interação e a comunicação 

Queimada

Uma das brincadeiras mais ativas da lista, é preciso um bom número de crianças que serão divididas em dois times que alternam o lançamento da bola com o objetivo de atingir todos os participantes do time adversário com a bola até que não sobre ninguém do outro lado, vence o time que “queimar" todos os membros do grupo adversário primeiro.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Porque estimula o trabalho em equipe, agilidade, mobilidade

Pular elástico 

Nessa brincadeira, o desafio vai aumentando de dificuldade a medida em que o elástico utilizado sobe de altura. No início, ele começa nos calcanhares dos participantes até que vai ser colocado na altura do pescoço. Os movimentos propostos dependem da cantiga escolhida pelo grupo e das regras utilizadas.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Ajuda na flexibilidade e na mobilidade. 

Gemerson 

Outro clássico, o Gemerson, consiste em desenhar no asfalto um quadrado com cinco círculos pequenos. Depois coloca ao centro cinco pinchas ou tampas de garrafa, então os times devem acertar as tampinhas as tampinhas com a bola. O objetivo é desviar da bola e colocar todas as pinchas no lugar.

Porque ajuda no desenvolvimento infantil? Trabalha o trabalho em equipe, atenção, estratégia e raciocínio.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades