Turismo - Orsine Jr - Zona Franca do Turismo: um projeto econômico necessário para o Amazonas

   Compartilhe este texto

Zona Franca do Turismo: um projeto econômico necessário para o Amazonas

Por ORSINE JR.

25/04/2022 17h53 — em Turismo

Foto: Amazon Explorers

Manaus/AM - Os constantes ataques à Zona Franca de Manaus (ZFM) têm nos deixado apreensivos em relação ao futuro econômico do nosso Estado. Somos defensores ferrenhos do modelo de desenvolvimento econômico, mas, assim como o defendemos, também acreditamos que o Amazonas precisa ter outras matrizes econômicas, sendo o turismo uma delas, com a Zona Franca do Turismo. 

Entretanto, como o turismo poderia ser se transformar em uma indústria no Amazonas? É simples! Existe o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Amazonas (FTI), que tem orçamento de R$ 1,2 bilhão. Parte desse recurso tem de ser destinado ao segmento turístico, afinal a finalidade dele é fomentar. Existem ainda as linhas de créditos específicas para o setor, como as do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o investimento privado. Sim! Há muitos empresários dispostos a investir aqui. 

Sem dúvida, todos esses recursos poderiam ser acessados e destinados ao setor. Precisamos ainda de maior engajamento do Poder Público e de uma atuação mais efetiva dos nossos parlamentares, pois é fundamental que tenhamos mais investimentos nos municípios com potencial turístico, principalmente na área de infraestrutura.
 
Não podemos mais esperar para tornar a Zona Franca do Turismo realidade, mas, para isso, deve haver um plano específico voltado ao setor, o envolvimento de pessoas capacitadas e técnicas nos órgãos ligados ao segmento, a criação de uma Secretaria de Turismo, investir em divulgação dos nossos potenciais e atrativos turísticos, ou seja, uma política pública voltada ao segmento. 

Dessa forma, sem decretos, insegurança jurídica, alíquotas “diferenciadas”, ataques de outros Estados e descompromisso político, a Zona Franca do Turismo tem tudo para ser uma forte aliada da economia amazonense. 

Pela criação da Zona Franca do Turismo, Turismo Eu Acredito!

Foto: Reprodução/internet



ASSUNTOS: Turismo

+ Turismo