Turismo - Orsine Jr - O Tarumã não pode virar Tietê!

O Tarumã não pode virar Tietê!

Por ORSINE JR.

04/11/2021 8h08 — em Turismo

Foto: Orsine Jr.

Cenário de grande atrativo turístico na cidade de Manaus, as áreas dos rios Tarumã-Açu e Tarumã-Mirim ainda estão sem receber a devida fiscalização e sendo poluídos a cada dia mais. Será que estamos esperando esses importantes afluentes de nossa região se transformarem também em um Tietê?

Já tivemos uma audiência pública sobre o controle da atuação dos flutuantes nesta área, mas e sobre o avanço da degradação ambiental e do esgoto a céu aberto que está sendo derramado na cachoeira do Tarumã? Quando vamos ter também providências das autoridades sobre o descarte impróprio dos resíduos químicos das fábricas que hoje atuam na região? 

Foto: Orsine Jr.É necessário sim, cumprir as normas para garantir a preservação do meio ambiente, aumentando o potencial turístico desses afluentes. Mas também é preciso enxergar que os flutuantes não são os grandes vilões dessa poluição. A região precisa de políticas públicas com um projeto sanitário estruturado, como pontos de coleta de lixo seletiva e até mesmo um barco lixeira. 

Assim como temos os caminhões coletores na cidade, deveríamos ter também, barcos coletores para poder recolher esse lixo gerado por todos que utilizam a área como espaço de morada e trabalho. Precisamos estar atentos para fazer a devida cobrança, para que assim, não vejamos mais a frente um rio Tietê em nossa cidade.  

Foto: Orsine Jr.Queremos e trabalhamos para manter uma imagem positiva de nosso turismo. O Tarumã gera emprego, renda e precisa ser protegido. Esses afluentes não são apenas opções de lazer para um domingo de sol, são, além disso, um importante cartão postal para o turismo do Amazonas. 

Pela preservação do Tarumã, turismo eu acredito!


+ Turismo