Turismo - Orsine Jr - As lições com a tragédia de Capitólio

As lições com a tragédia de Capitólio

Por ORSINE JR.

11/01/2022 20h08 — em Turismo

Foto: Destino Notáveis

Acompanhamos nos últimos dias em nosso país, um dos maiores em ecoturismo do mundo, uma tragédia que nos traz muitos alertas sobre a preservação e valorização deste tipo de atividade.

O primeiro alerta nos faz refletir que precisamos ter muito cuidado para que nosso patrimônio natural, como as florestas, matas, cachoeiras e toda essa biodiversidade, não fique com a imagem de lugares inseguros para os visitantes.

Foto: Fiscalização - SEMA

Para isso, o turismo de aventura precisa de regulamentação e obediência às regras, principalmente por parte das empresas responsáveis por esse setor, para que não ocorra como em Capitólio (MG), onde normas como proximidades às rochas e cachoeiras, lotação de lanchas e controle de navegação, não estavam sendo cumpridas.

A fiscalização dos órgãos responsáveis pelo ecoturismo no Brasil, e a conscientização dos guias turísticos também precisam aumentar. Aqui no Amazonas, como no município de Presidente Figueiredo, se faz necessário melhorias na infraestrutura, sinalização e trilhas de acessos em cachoeiras, cavernas e grutas.

Por um ecoturismo mais seguro, turismo eu acredito!


+ Turismo