Compartilhe este texto

Insegurança turística, uma grande preocupação para o Amazonas


Por Orsine Jr.

14/03/2022 18h51 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Musa / Divulgação

A insegurança nos principais pontos turísticos de Manaus fez novas vítimas e, dessa vez, 20 pessoas foram assaltadas no Museu da Amazônia (MUSA), um dos principais cartões postais do Amazonas. O assalto aconteceu no último sábado, e o principal questionamento que fazemos é: como fazer do turismo uma nova matriz econômica se não protegemos nossos turistas?

Fotos: Musa / Divulgação

No mês passado, uma família de turistas paulista foi assaltada, enquanto tirava fotos no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Nessas duas situações, a única certeza que temos é de que o poder público precisa agir, independentemente da esfera de atuação, em prol da segurança turística. Precisa haver consenso entre os governos e que, se algo não vai bem na área, isso é responsabilidade de todos. Não é porque o MUSA está localizado em uma área federal que os governos estadual e municipal não podem atuar. Podem sim, conveniar de forma conjunta e inteligente para combater este grave problema. 

Manaus tem a maior reserva florestal urbana do Brasil, que é a Reserva Florestal Adopho Ducke. São 10 mil hectares de floresta e a união entre esses poderes é fundamental para que o MUSA, que recebe em média, nos finais de semana 800 visitantes, muitos deles internacionais, seja também afetado por conta desse impasse de “responsabilidade”. 

Fotos: Musa / Divulgação

Não podemos, em hipótese alguma, deixar que nossos turistas fiquem à mercê da violência. Turismo é fonte de emprego e renda para o nosso Estado, o “ganha pão” de muitas pessoas e uma matriz econômica que pode levar o nosso Amazonas a outro patamar, principalmente, quando o modelo Zona Franca de Manaus é constante alvo de ataques. 

Precisamos ter a consciência do potencial do Amazonas quando se trata de turismo, da “poderosa” imagem que temos mundialmente por conta da nossa biodiversidade preservada, mas precisamos de segurança. A segurança é sempre levada em consideração durante a escolha de um destino turístico e não podemos ter nossa imagem “arranhada”. 

Por mais segurança turística, Turismo Eu Acredito!


Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!