Compartilhe este texto

Ecoturismo: Nossa Zona Franca Turística


Por Orsine Jr.

01/03/2022 7h10 — em
Turismo, eu acredito!


Foto: Praia do Buda - Joelson Melo

Hoje, dia 1º de março, é comemorado o Dia do Turismo Ecológico, também conhecido como o Ecoturismo. Esse segmento turístico movimenta, anualmente, aproximadamente US$ 260 bilhões na economia mundial. Desse valor, a contribuição do Brasil é de apenas US$ 70 milhões, segundo estimativa da Organização Mundial do Turismo (OMT).   

Ainda segundo a OMT, o Ecoturismo é o segmento turístico que mais cresce no mundo. Esse avanço gira entre 15% e 25% por ano, enquanto o turismo convencional tem registrado um avanço de 7,5% ao ano.  

Foto: onthelist.com

São inúmeros os atrativos que o ecoturismo brasileiro dispõe e o Amazonas tem um forte apelo mundial quando o assunto está voltado ao segmento. Esse destaque se dá por conta da nossa preservada floresta, nossos rios e nossa rica fauna. Vários sites de turismo recomendam o Amazonas aos que curtem viajar para contemplar as belezas naturais. 

O Amazonas “exala” ecoturismo, porém precisamos de mais investimentos, incentivos, políticas públicas e solidificação da atividade como uma matriz econômica real para o nosso Estado. Se essa indústria tiver a devida atenção, teremos mais empregos e geração de renda para a população. Isso sim é a nossa Zona Franca perene. 

Foto: Cachoeira do Mutum - Mintur

Neste momento de insegurança e instabilidade que o modelo Zona Franca de Manaus atravessa, se torna cada dia mais necessário a monetização do nosso potencial turístico através da biodiversidade. Para a exploração sustentável desse modelo, não precisamos de decretos, medidas provisórias ou votações. A matéria-prima já existe -  96% de preservação de nosso território. 

Que nossos governantes se unam também por este propósito: que venha nossa “Zona Franca Turística “. 

Pelo avanço do ecoturismo, Turismo Eu Acredito.


Os artigos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados nesta coluna não refletem necessariamente o pensamento do Portal do Holanda, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

ASSUNTOS: Turismo, eu acredito!

+ Turismo, eu acredito!