Compartilhe este texto

Últimos dias para inscrições em cursos gratuitos de tecnologia para meninas

Por Portal Do Holanda

16/09/2025 16h52 — em
Tecnologia


Foto: Divulgação

Manaus/AM - O projeto “Manaós Tech Girls” está com as inscrições abertas até 26 de setembro para cursos gratuitos de “Desenvolvimento de Games” e “Introdução à Tecnologia”. A iniciativa é voltada para meninas de sete a 17 anos que estudam em escolas públicas do Amazonas e tem o objetivo de incentivar a participação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Ao todo, serão selecionadas 800 alunas para as aulas, que acontecerão nas modalidades presencial e à distância, com duração de seis meses, a partir de outubro de 2025.

Inscrição e oportunidades

Para participar, as interessadas devem acessar o site https://www.google.com/search?q=girls.manaostech.com, ler o edital e preencher o formulário de inscrição.

A coordenadora do projeto, Nívia Carvalho, ressalta a importância de levar o acesso à educação tecnológica e fortalecer a presença das mulheres em um mercado dominado historicamente por homens. "Acreditamos no potencial das meninas que, futuramente, se tornarão mulheres atuando cada vez mais na tecnologia", destaca.

Os cursos são divididos por faixa etária e modalidade:

Presencial (7 a 11 anos): Focado em alfabetização digital, lógica de programação e criação de jogos 2D, com valorização de narrativas culturais da Amazônia.

À Distância (12 a 17 anos): Aborda fundamentos de programação, design e narrativa em jogos digitais, com ênfase em ferramentas como Construct 3 e introdução a jogos 3D.

Os cursos se encerrarão com um evento cultural chamado “Futuro em Jogo - Elas Programam!”, onde as alunas apresentarão ao público os trabalhos finais desenvolvidos, celebrando o protagonismo feminino na tecnologia.

O projeto "Manaós Tech Girls" conta com o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA e da Artemisia, por meio do programa “Caixa: Desafio Mulheres em STEM”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia