Próxima viagem tripulada à estação espacial chinesa terá mulher à bordo

Por Portal do Holanda

22/09/2021 16h43 — em Tecnologia

Foto: China Manned Space Agency

A aeronave espacial Shenzhou-13 vai levar um grupo de astronautas para a estação espacial Tiangong. Alguns órgãos de comunicação chineses apontarem que a aeronave irá partir dia 3 de outubro.

O porta voz de ciências da China, revelou que haverá uma mulher entre os astronautas, e que será Wang Yaping, que já participou da expedição Shenzhou-10, em 2013.

Wang é a segunda mulher chinesa a entrar no espaço depois de Liu Yang, a primeira mulher chinesa a entrar no espaço em 2012.

De acordo com Huang Weifen, planejador-chefe da missão espacial tripulada da China, o próximo grupo de astronautas terá três objetivos: verificar a sustentabilidade de estadias de longo prazo, realizar caminhadas espaciais para testar trajes espaciais e braços robóticos e conduzir experimentos científicos em órbita.

A tripulação vai passar seis meses no espaço, o dobro da tripulação anterior. Na semana passada, a espaçonave Shenzhou-12 voltou à Terra com três astronautas a bordo: Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo. Eles passaram 90 dias na estação espacial.

Os astronautas estão isolados e passando por exames médicos para deixar a Terra. A estação espacial deverá ser colocada em uso no próximo ano, orbitando a Terra a uma altitude de 340 a 450 quilômetros.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Tecnologia